A loja da Dourado Distribuição usa cookies para melhorar a sua navegação. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Ver Política de Cookies

Dias Internacionais das castas de uva

Públicado por dourado 12/12/2023 0 Comentário(s)

 

Dias Internacionais das Castas de Uvas 

Estes são os Dias Internacionais do Vinho em 2024,  datas que se repetem todos os anos. 
Mas é igualmente Importante registar que dia 18 de Fevereiro é o Dia Mundial do Vinho!

Para seu conhecimento, inspiração ou uma boa desculpa para comemorar, anote as datas comemorativas de algumas castas que pesquisámos.

 

 


Fevereiro

  • 01 de fevereiro — Dia Internacional da Furmint

Estrela dos célebres vinhos doces húngaros Tokaji. A Furmint é uma uva branca surpreendente, que pode também produzir grandes vinhos secos elegantes, de alta acidez e corpo médio. 

 

  • 16 de fevereiro — Dia Internacional da Syrah 

Uma das uvas mais antigas, mas é no Sul do Rio Rhône que encontramos o berço da Syrah.  
Entre as castas estrangeiras presentes em solo nacional, a Syrah é a variedade que melhor se adaptou ao clima rigoroso do Alentejo. Origina vinhos de cor profunda e opaca, expressivos, geralmente tânicos e com acidez que não agride o palato. 

 


Março

  • 13 de março — Dia Internacional da Riesling 

Casta Originária da Alemanha, que origina vinhos brancos saborosos e intensamente aromáticos.

 

 

Abril

  • 17 de abril — Dia Internacional da Malbec 

Também conhecida por Côt, é originária do sudoeste da França, mas foi na  Argentina que encontrou expressividade e elevada produção. Os vinhos resultantes são frutados, macios, com bom corpo e cor escura.

 

  • 27 de abril — Dia Internacional da Marselan

Esta Casta é um cruzamento entre as uvas Cabernet Sauvignon e Grenache, obtido por Paul Truel em 1961, no sul da França, perto de Marselha (Marseillan). O nome é uma referência à cidade. Os vinhos costumam ter corpo médio e uma boa expressão de taninos

 

  • 30 de abril (última sexta feira de abril) — Dia Internacional de Viognier 

Casta branca francesa originária da região do Rhône. O vinho desta uva costuma ser encorpado e floral.

 

 

Maio

  • 7 de maio  (primeira sexta-feira de maio) — Dia Internacional da Sauvignon Blanc 

Tem a sua origem no Vale do Loire e é capaz de criar vinhos bastante aromáticos e muito vivos. Trata-se de uma das três variedades de uvas brancas mais plantadas no mundo.

 

  • 9 de maio — Dia Internacional da Muscat (Moscato)

a Moscato engloba uma família de uvas, com mais de 200 variedades. Por isso os variados nomes, Muscat, Moscatel e Muskateller, por exemplo.Os exemplares elaborados com essa família de uvas podem ser de sobremesa, espumantes e vinhos tranquilos secos ou doces.

 

  • 25 de maio (quinta-feira antes do feriado do Memorial Day, nos Estados Unidos) — Dia Internacional da Chardonnay 

É uma das variedades de uvas brancas mais plantadas no mundo. Produz vinhos licorosos a finos, espumantes e é uma das principais componentes do champagne. A data de comemoração traz o clima perfeito para abrir uma garrafa de vinho branco.

 

 

Junho

  • 21 de junho — Dia Mundial do Lambrusco

O termo Lambrusco refere-se a uma família de uvas da Itália. Apenas os vinhos feitos em regiões demarcadas do território italiano podem utilizar o termo Lambrusco no rótulo. Costumam ser levemente adocicados e com bastante acidez.

 

 

Agosto

  • 18 de agosto – Dia Internacional do Pinot Noir 

Casta Francesa, com origem na famosa região de Borgonha. Considerada por muitos como a casta que origina os mais elegantes e sofisticados tintos do mundo

 

  • 30 de agosto (ou última quinta-feira de agosto) – Dia Internacional do Cabernet Sauvignon 

A Cabernet Sauvignon, de acordo com a Organização Internacional do Vinho, possui 341 mil hectares no mundo, sendo a uva mais plantada no mundo. Os vinhos Cabernet Sauvignon são, normalmente, vinhos potentes, fortes, encorpados e com grande presença de taninos

 


Setembro

  • 10 de setembro ( poderá ser igualmente comemorado a 27 de janeiro) – Dia Internacional do Vinho do Porto 

Port Wine Day, mais de 250 anos depois do dia em que o Marquês de Pombal iniciou a criação da mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo: o Douro vinhateiro.

.

  • 15 de setembro ( terceira sexta-feira de setembro) — Dia Internacional da Grenache

A casta é oriunda de Espanha e é muito versátil. É utilizada para gerar vinhos rosés, brancos, tintos secos e doces. Pimenta, framboesas e ervas constituem os aromas e os sabores elementares da grenache. 

 

Outubro

 

  • 26 de outubro (última quinta-feira de outubro) – Dia Internacional do Carignan 

Carignan é uma uva do Mediterrâneo outrora desprezada. Produz vinhos que exibem frutas negras, violetas e outros aromas florais, juntamente com notas de casca de laranja, alcaçuz preto e cacau. Na boca, são muito encorpados com taninos que apresentam um aspecto fino e uma acidez marcante, além de excelente potencial de envelhecimento

 

  • 25 de outubro (quarta sexta-feira de outubro) – Dia Mundial do Champanhe.

Champanhe – é o vinho espumante mais famoso do mundo.

 


Novembro

  • 7 de novembro – Dia Internacional do Merlot

Uma das castas tintas mais cultivadas no mundo, competindo somente com a Cabernet Sauvignon como a uva mais conhecida. 
Quando as uvas são colhidas mais tardiamente gera um vinho de maior concentração e intensidade de cor e aromas de frutas, como ameixa e amora, além de taninos macios e maduros combinados com bom corpo, graduação alcoólica e notas de frutas maduras.
Quando a opção é por colher as uvas logo que atingem o grau correto de maturação, gera vinhos com corpo e graduação alcoólica mais leves e sedosos, com maior acidez e aromas de frutas vermelhas maduras, como framboesa e morango e ainda algumas notas vegetais. Esta é a versão francesa dos tintos da Merlot.
Quando vinificada sozinha como varietal gera tradicionalmente vinhos macios, fáceis de beber, com taninos sedosos e redondos para serem bebidos geralmente mais jovens

 

  • 10 de novembro (segunda quinta-feira de novembro) – Dia Internacional do Aragonez, também conhecida como Aragones,Tempranillo,Tinta Roriz, entre outros nomes

Versatilidade define-a bem.Tem casca grossa com alto teor de antocianinas o que resulta em vinhos de cor profunda com taninos moderados

 

 

  • 15 de novembro (terceira quarta-feira de novembro) – Dia Internacional do Zinfandel 

A Zinfandel é uma uva muito produzida na Califórnia, onde é cultivada desde a metade do século XIX. Esta casta dá vida a vinhos com aromas frutados, com destaque para amora e framboesa. É também comum encontra-la na região da Puglia, na Itália, onde é chamada de Primitivo.

 

 

  • 24 de novembro – Dia Internacional do Carmenère

Originária de Bordeaux, na França, a uva Carménère foi cultivada por séculos nesta região, até que a filoxera destruiu vinhedos na Europa durante o século XIX e fez desaparecer todas as plantações da uva.Cem anos depois, voltou a aparecer no Chile.

 

 

Dezembro

  • 4 de dezembro – Dia do Cabernet Franc 

Esta variedade de uva é nativa da icônica região de Bordeaux, considerando que participa da composição de vinhos raros, únicos e de considerável valor agregado. 
Produz vinhos mais elegantes e sofisticados que a Cabernet Sauvignon, possuindo menor presença herbácea e muito mais condimentada.